Atualização Profissional Para Quê?

Cursos e Concursos

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL: PARA QUÊ?

Quantas vezes você deve ter se perguntado sobre a real importância sobre manter-se atualizado se tudo passa com uma velocidade incrível. Realmente esta é uma temática muito comentada não só no mundo acadêmico, como também no corporativo.

Vivemos na Era do Conhecimento e o conhecimento é muito mais do que a simples informação sobre fatos ou pessoas, envolve um ciclo de aprendizado contínuo e requer muita dedicação por parte dos aprendizes. Tempo é o que nos falta para que a informação possa ser transformada em conhecimento. Afinal, quando pensamos conhecer algo, vem uma nova teoria ou tecnologia e derruba o conhecimento que construímos em frações de segundos.

Os processos seletivos das organizações empresariais têm passado por constantes transformações quando o assunto é Competências. Escolher um colaborador pelo antigo método de QI (“Quem Indica”) já foi abolido por muitas organizações que viram a ineficácia do método; outras, passaram a adotar os testes psicotécnicos para escolherem perfis comportamentais realmente de acordo com a vaga; e agora chegou a Seleção por Competências, que une diversas técnicas de seleção e um mapeamento detalhado sobre “Diga-me o que fizestes nestes tempos e eu te direi se esta vaga é sua”.

Mas por quê as empresas estão tão preocupadas em contratar profissionais que além de demonstrarem competências extraordinárias, também requerem candidatos atualizados? Simples: as próprias organizações não estão conseguindo acompanhar as tendências flutuantes do mercado; então, a antiga equação – Produção + Qualidade + Preço não totaliza em expansão do negócio. Clientes (consumidores de produtos e serviços) agora querem mais – muitooo mais!

Estrutura, adequação de preço, atendimento personalizado, qualidade, e dedicação ao mercado, responsabilidade socioambiental é tendência hoje e futura do perfil dos consumidores modernos. Essa tendência modificou a forma de trabalho e a rotina interna das empresas que antes estavam habituadas a dar extrema importância ao processo de produção; então, o passo seguinte foi reestruturar as equipes internas para que estas fossem capazes de manter e conquistar clientes. Então, para que um cliente com este novo perfil possa sair satisfeito e manter-se fiel às organizações, é preciso que a equipe interna seja fortemente atualizada e antenada a tudo o que acontece… não basta simplesmente conhecer bem o produto ou serviço a ser ofertado, é preciso conhecer o mercado – concorrência, legislação, processos industriais e administrativos, economia, impactos de produtos e serviços sobre o ambiente, entre outros.

Como se pode perceber, a atualização profissional serve para que você mantenha seu grau de empregabilidade em alta, muito mais do que estar empregado, é ser desejado pelo mercado de emprego.

Pense nisso e mãos à obra …. é preciso muitas horas de dedicação para ser considerado “insubstituível” …. se é que isso é possível!

Work to Training
Diretoria de Marketing

Sobre WT Cursos e Concursos

A WT Centro de Estudos é uma escola de cursos livres profissionalizantes e preparatória para concursos públicos. Atuamos com cursos nas áreas da saúde, administração e negócios, finanças, exames de Ordem, entre outros. Ver todos os artigos de WT Cursos e Concursos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: